O que nos une?


Queridos amigos e irmãos, ao observarmos as redes sociais percebemos o quanto o debate em torno de algumas questões polemicas tem suscitado o ódio e criado facções em nosso meio. Estamos nos atacando por questões pontuais e nos esquecendo do que é realmente relevante. Posições mais a esquerda e posições mais a direta não são o foco da nossa fé nem o foco da nossa vida cristã. O nosso maior compromisso é com a palavra de Deus e com seu ensinamento principal o amor. Não estou e não quero levantar bandeiras em favor de pessoas, partidos, direita ou esquerda, o que quero é propor uma reflexão sobre nossos posicionamentos radicais. Sempre é bom relembrar que o radicalismo nunca é bom. 
Há alguns dias atrás eu e um grande amigo debatemos ferrenhamente uma questão estávamos a ponto de evoluir pra um bate boca que poderia virar um bate na boca. Eu não abria mão do meu ponto de vista, por acreditar e defende-lo ferrenhamente e meu amigo também não iria abrir mão do ponto de vista dele. Neste momento, antes que perdêssemos anos de amizade, de companheirismo de uma parceria bacana, entendemos que o nosso debate não era o principal. O debate é saudável, edifica muito. Mas, temos que saber à hora de calar.
Infelizmente temos dificuldade em lidar com as diferenças. Vivemos em um mundo de pessoas diferentes e queremos através da força impor um padrão de conduta para todos. Passamos a enquadrar o amor de Deus em uma caixa de regras e ficamos apegados a essa caixa como se ela, e não o amor de Deus fosse à verdade. Dessa forma são criados sofismas em nossa mente e passamos a enxergar o mundo e o outro através dele. Só que esse sofisma é como o nome diz uma falsa verdade.

Nestes momentos de debates intensos, seja qual for a sua posição, vamos nos lembrar de um versículo de provérbios que diz “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15.1). Que tenhamos sabedoria nos debates e que saibamos a hora de calar. Que tenhamos sempre em mente que o que nos une não é a esquerda ou a direita, a posição A ou B, o que nos une é o sangue de Jesus vertido na cruz por nós quando ainda éramos pecadores, o que nos une é o amor de Cristo. E é através dele que eu devo enxergar o meu próximo. Vamos respeitar a opinião divergente sabendo que o amor de Deus é maior que qualquer opinião, ele é a verdade. 

Comentários

Postagens mais visitadas